CONSÓRCIO DE MOTO x FINANCIAMENTO DE MOTO

LINKS PATROCINADOS

Hoje vou mostrar as diferenças entre consórcio de moto e financiamento de moto para quem está em dúvida sobre qual dos dois é mais vantajoso. Atualmente existem três formas de se comprar uma moto quando não se tem o dinheiro para comprar à vista. 1) Empréstimo; 2) Financiamento; 3) Consórcio.

Como o valor das motos mais populares são muito baixos, existem casos onde é possível conseguir um empréstimo no banco. Existem até aqueles que parcelam a moto no cartão de crédito. Outra forma seria fazer o financiamento da moto através da concessionária ou através de bancos e financeiras. A última alternativa seria fazer um consórcio de moto. A melhor escolha vai depender de quanto tempo você pretende esperar para ter a moto, e quanto você deseja pagar pela moto.

Se você precisa da moto com urgência a melhor opção seria o financiamento ou empréstimo. O problema é que estas opções são justamente mais caras. Você vai pagar mais caro pela moto por precisar dela com urgência na sua garagem. Já quem pode esperar alguns anos, a melhor opção seria fazer o consórcio. Por isto o consórcio é muito usado por quem já possui uma moto e está planejando trocar de moto nos próximos anos.

Quando você financia a moto o dinheiro é liberado imediatamente quando seu crédito é aprovado e para a concessionária é como se você estivesse comprando o veículo à vista. Já você assume a dívida com a financeira e fica pagando as parcelas com juros ao longo de meses ou anos.

Já quando você faz um consórcio a moto não é entregue imediatamente. Você estará adquirindo cotas de uma carta de crédito. Todos os meses existem sorteios entre os vários cotistas que contribuem para o fundo. Se você for contemplado, receberá o valor integral para compra da moto e continuará a pagar o consórcio normalmente.

Vantagens do Consórcio de Moto

No consórcio não existe cobrança de juros. Você só pagará taxas administrativas que muitas vezes são inferiores a qualquer taxa de juros cobrada pelo mercado. O consórcio funciona como uma poupança forçada, é perfeito para quem tem dificuldade de juntar dinheiro por

conta própria. Você pode receber a moto antes de pagar todas as parcelas graças aos sorteios. Você também pode fazer um grande lance e receber a moto antecipadamente. Faça uma simulação de consórcio de moto e uma simulação de financiamento e compare os custos.

Preste atenção para o valor das taxas cobradas por cada consórcio. Compare entre os diversos consórcios de moto para ver qual é o mais vantajoso. Cada instituição que administra consórcios é livre para fixar o percentual que será cobrado, por isto é tão importante fazer uma boa pesquisa.

Outra vantagem do consórcio é a menor burocracia. Para conseguir um financiamento você precisa passar por uma avaliação de crédito rigorosa e muitas vezes o banco não libera o financiamento. No caso do consórcio esta burocracia e exigência é menor já que você não recebe a moto de imediato. O consórcio também permita que você desista dele. Então caso você fique desempregado é possível desistir do consórcio, já no caso de desistir de pagar um financiamento a situação é bem mais difícil. Se você desistir do consórcio de moto terá que esperar para receber de volta o dinheiro pago. Normalmente quem desiste do consórcio precisa pagar uma multa prevista em contrato.

No contrato você também vai saber quais são os critérios usados para corrigir os valores pagos das parcelas do consórcio. O mais comum é utilizar a variação de preço da moto. Desta forma se o preço da moto subir as suas parcelas também tenderão a subir.

Vantagens do Financiamento de Moto

A vantagem do financiamento é ter a moto imediatamente. Normalmente quem compra moto financiada tem o perfil de uma pessoa que não sabe poupar, não sabe esperar, não tem disciplina e nem paciência para fazer uma poupança própria para comprar o que deseja. Então precisa do dinheiro de bancos e financeiras emprestado para antecipar aquilo que deseja. Para isto precisa pagar juros elevados que é a remuneração que o banco recebe por emprestar o dinheiro. Uma desvantagem do financiamento é que os bancos se recusam a financiar a moto com mais facilidade caso encontre algum problema na sua avaliação de crédito.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:

LINKS PATROCINADOS
Leia mais artigos que selecionei para você:

1 comentário

  1. Marilene says:

    Muito esclarecedora a matéria.Parabéns!

Comentários